segunda-feira, outubro 15, 2007

Programa Student to Business – S2B Microsoft

Rafael Mendes sempre desejou atuar na área de desenvolvimento. Durante seis anos, ele procurou uma oportunidade neste segmento, mas não obteve sucesso. “Queria programar, mas simplesmente não conseguia ir para a área de desenvolvimento”, conta o estudante. Mesmo tendo feito um curso técnico de processamento de dados, Rafael encontrava obstáculos. “Acho que as empresas, de um modo geral, não dão credibilidade a cursos técnicos”, opina.

A trajetória profissional de Rafael mudou quando ele decidiu concorrer a uma vaga no curso ProForm.NET, do Centro de Inovação Tecnológica da Bahia, em Salvador. Ele obteve um emprego em uma fábrica de software porque havia passado para a última fase do curso. “Desde aquele dia eu trabalho com o que mais gosto: desenvolvimento,” comemora. “Então posso dizer que o Centro de Inovação mudou completamente a minha vida,” complementa. (Fonte: http://www.microsoft.com/emerging/pt-br/InformationCenter/Whitepaper.mspx)

E é com muito prazer e para repetir histórias como estas que o Microsoft Innovation Center Bahia através da Microsoft Brasil abre a partir desta segunda-feira, dia 15, as inscrições para a primeira fase do seu programa de treinamento já conhecido por muitos. Com o novo nome de Student to Business (S2B), o projeto tem o objetivo de oferecer gratuitamente cursos de especialização e capacitação a estudantes dos ensinos médio, técnico e universitário interessados em tecnologia da informação nas linhas de desenvolvimento e infra-estrutura, facilitando o acesso desses jovens ao mercado de trabalho.

Na edição anterior, a Bahia contou com mais de 5.600 inscritos e com o maior número de concorrentes por vaga do país tendo sido realizada na UNEB – Universidade do Estado da Bahia, sede do MIC.

Dada a grande procura e o sucesso do programa, aumenta de 400 para 900 a quantidade de vagas para os candidatos selecionados para a primeira etapa do programa que ocorrerá dias 29 e 30 de outubro. Para atender esta grande demanda portanto, conta com parcerias estabelecida com as Faculdades Jorge Amado e Ruy Barbosa.

As etapas do programa foram reformuladas de 05 na edição anterior para 03 etapas no S2B com algumas novidades interessantes conforme descrevemos a seguir.

Inscrição (15 a 24/10): como na edição anterior, o candidato deverá responder um questionário com dados pessoais e profissionais para participar da primeira etapa do programa.

Etapa 1 (29 e 30/10): 900 candidatos serão selecionados das inscrições para um aulão de 4:30h do auditório Zélia Gattai da Faculdade Jorge Amado, onde farão uma prova classificatória para a etapa 2.

Etapa 2 (06 a 14/11): Para os alunos que passaram pela avaliação da etapa dois, além do treinamento presencial em laboratórios das faculdades supracitadas nas linhas de desenvolvimento de software e administração de redes, será oferecido o acesso ao curso on-line preparatório para Certificação Internacional Microsoft. Aqueles que obtiverem êxito na prova que será realizada ao final deste curso, forem aprovados para a etapa 3 e apresentarem o projeto final, terão o direito de fazer, gratuitamente, a prova para obter a certificação Microsoft. Desta etapa sairão os 60 finalistas para a etapa 3 do programa.

Etapa 3 (23/11 a 05/12): As turmas de desenvolvimento e infra-estrutura farão um projeto prático real, nesta edição de acordo com o tema da edição 2008 da Imagine Cup, a copa do mundo da computação organizada pela Microsoft: meio-ambiente. Apresentado o projeto, os 60 candidatos finalistas serão disponibilizados ao mercado de trabalho. Na edição anterior, 12 empresas de TI apoiaram a formatura e usufruíram dos candidatos formados pelo programa no MIC Bahia. Esperamos atender nesta edição a demanda de mais empresas do ecossistema local.

Como outra novidade, alunos do S2B poderão obter gratuitamente softwares da Microsoft. Para isso, eles precisam apenas se inscrever na Imagine Cup no momento da inscrição para o S2B. Os seguintes softwares poderão ser baixados da internet para estudo: Visual Studio 2005 Professional Edition, Visual SourceSafe 2005, SQL Server 2005 Developer Edition - 32-bit, SQL Server 2005 Developer Edition - 64-bit Extended, OneNote 2007, Project Professional 2007, Visio Professional 2007, Windows XP Professional SP2 ISO, Windows Vista Business DVD e Windows Server 2003 Standard Edition.

Os interessados em participar do programa Student to Business devem se inscrever pelo site www.centrodeinovacao.org.br até o dia 24/10/2007. Lá também constam maiores informações sobre o programa e suas etapas.

O Microsoft Innovation Center é fruto de uma parceria entre a UNEB, instituição acolhedora do MIC Bahia, Softex, ASSESPRO, SECTI, FAPESB e Microsoft e conta com o apoio pela segunda vez do SEBRAE na realização do programa de formação profissional.

Nenhum comentário: